5.11.2012

room service - almudena lópez calafate.










A madrilena Almudena López Calafate é daquelas pessoas que nos enche o imaginário de símbolos e histórias, tanto pelos longos cabelos ruivos, como pelo seu nome, de catedral.
Não se vê a viver num quarto minimalista, é fã incondicional dos anos 70 e a sua lista de ícones inclui inúmeras actrizes e personagens de filmes dessa época. Estudou Gravura e Estampagem, mas cedo se dedicou à produção de moda e há sete anos que é stylist na revista Yo Dona, suplemento do jornal espanhol El Mundo.

Se estas fotografias tivessem som, a melodia que estaria a tocar seria Belle & Sebastian, misturado com o ruído da chuva a cair lá fora...conseguem imaginar?

O que gostas mais no teu trabalho enquanto stylist?
Viajar e poder inventar histórias e personagens para cada editorial.

Onde procuras inspiração?
Quase sempre em algum filme ou personagem de um livro...

Tens algum estilo que gostes particularmente, em termos pessoais e profissionais?
Os anos 70, sempre. E o estilo masculino!

Posso partir do princípio que és uma apaixonada pelo mundo das revistas, certo? Quais estão no teu top?
Humm... a Kids Wear, Lula, Jalouse, Papier Mache, Frankie...

E quanto aos teus ícones, podes falar de alguns?
Adoro actrizes, tanto elas mesmas como as suas personagens nos filmes, sobretudo das décadas de 60, 70 e início dos anos 80. Desde Mia Farrow, em Rosemary's Baby; Geraldine Chaplin, em Peppermint Frappé; Ali MacGraw, em The Getaway; Anna Karina em Pierrot le Fou ou Made in USA; Cybill Shepherd, em The Last Picture Show; Sissy Spacek, em Badlands; Isabelle Adjani, em Possession...Jodie Foster e Jennifer Connelly quando eram jovens...Monica Vitti, Charlotte Rampling, Diane Keaton...uff...muitas! Também gosto de cantores como Cecilia, Françoise Hardy, Nico, Mina, Linda Ronstadt....

O que é que faz deste quarto, o teu quarto e de mais ninguém?
Sempre tive tendência a acumular muitos objectos no quarto, todas as minhas coisas de forma geral: livros, discos, quadros, posters, bonecos, figuras...muitas coisas nas paredes e nas estantes, pelo chão.. a verdade é que não me imagino num quarto minimalista...!

Gosto particularmente das letras e números da cómoda. És uma fã deste tipo de objectos?
(risos)...sim, adoro! Coleciono-os há bastante tempo.

E ainda gosto mais dos vários Bambis, super mimosos, que tens espalhados pelo quarto. Fazes colecção?
Gosto muito, ando sempre à procura de um novo pelos mercados e feiras. Comecei por acaso, mas entretanto fui recompilando-os pouco a pouco.

O que gostas mais no teu quarto?
Adoro o facto de ser bastante grande e que tenha uma lareira, apesar de não funcionar. Adoro ter espaço não só para a cama, mas também para um sofá, onde posso ver filmes. Além disso, tem uma luz muito bonita...é uma pequena casa dentro da minha casa!

Tens algum objecto que consideres mais especial?
Um candeeiro antigo com passarinhos de porcelana, que os meus amigos Biel e Cristina me ofereceram pelos anos. Enviaram-mo numa caixa e quando recebi foi uma grande emoção. Também gosto muito de um mapa de geografia dos anos 70 que a minha mãe me deu.

Como era o teu quarto em criança?
Dividia-o com a minha irmã mais nova, dormíamos numa cama-gavetão e tínhamos uma pequena mesa para desenhar e cestos com um monte de bonecos! Era simples...adorava um armário que era estofado a cor-de-laranja.

Como é o quarto dos teus sonhos?
Gostava muito de ter um quarto que desse para um pátio o um jardim!

© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for


.

3 comentários:

  1. Thank you so much for the nice words. Glad you enjoy it!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito das tuas fotografias, por mais simples que sejam :)
    Realmente a fotografia analógica tem outro sabor...

    ResponderEliminar